A etapa de Avaliação de Risco a Saúde Humano e Ecológica representa importante etapa de gestão ambiental e tem por objetivo identificar o risco que uma dada contaminação pode causar ao ser humano exposto e ao meio ambiente. Tem como premissa de que se é possível o convívio com os contaminantes presentes no solo e água subterrânea desde que não fiquem caracterizadas as vias de exposição ao ser humano ou que os teores presentes não representem qualquer risco.

Para a Avaliação de Risco a Saúde Humana e Ecológica é necessária a identificação dos modelos de transporte e dos parâmetros específicos do site e devem ser determinados os fatores de exposição, limites de risco a serem atingidos, resultados das medições “in situ” e as concentração dos contaminantes no solo e água subterrânea, entre outros. O cálculo do risco é feito por meio de uma modelagem matemática, onde os efeitos da presença dos contaminantes no solo e água subterrânea sobre a forma de utilização da área são simulados.

No caso da identificação de risco real deve ser implantado sistema de remediação para redução dos teores do contaminantes presentes ou implantadas medidas mitigadoras para a descaracterização das vias de exposição.

Consulte-nos – 2dgeo@2dgeo.com

(11) 98116 7979 / 97077 3423