Integrante do conjunto de atividades necessárias para o desenvolvimento de Pesquisa e Prospecção Mineral, a Execução de Sondagens possibilita, além da delimitação espacial dos corpos terrestres, a determinação das principais características e propriedades geomecânicas dos solos e rochas. Para a Execução de Sondagens podem aplicados métodos diretos e indiretos:

Métodos Diretos: A Execução de Sondagens diretas possibilita a coleta de amostras em profundidade, a identificação e classificação de seus constituintes e determinar as resistências de suas diferentes camadas. Consistem principais metodologias as sondagens a percussão, rotativas e rotativas mistas.

Métodos Indiretos: Consistem dos métodos geofísicos de investigação e a execução de Sondagens indiretas permite a determinação indireta das propriedades das camadas do solo através, ou da medida da resistividade elétrica ou da velocidade de propagação de ondas elásticas no subsolo. A eletrorresistividade (caminhamento elétrico e sondagem elétrica vertical), o GPR (Ground Penetration Radar) e os métodos sísmicos representam alguns exemplos das metodologias do levantamento geofísico.

Integrante do conjunto de atividades necessárias para o desenvolvimento de Pesquisa e Prospecção Mineral, a Execução de Sondagens possibilita, além da delimitação espacial dos corpos terrestres, a determinação das principais características e propriedades geomecânicas dos solos e rochas.
Execução de Sondagem – Geologia – 2dGeo

Consulte-nos – 2dgeo@2dgeo.com