A Sísmica de Reflexão é um método de prospecção geofísica que se utiliza dos princípios da sismologia estimando as propriedades da sub-superfície terrestre baseado na reflexão sísmica.

A metodologia da Sísmica de Reflexão necessita da utilização de uma fonte sísmica controlada. Ao se determinar o tempo que uma onda atinge o receptor é possível estimar a profundidade dos materiais que a geraram e as seções sísmicas permitem detalhar a estratigrafia em escalas que variam de dezenas de metros até a litosfera, como um todo.

A Sísmica de Reflexão, da maneira que foi desenvolvida para ser utilizada pela prospecção petrolífera, é processada para ser interpretada através de uma seção sísmica sobre o sismógrafo e possibilita a identificação de várias estruturas que seriam impraticáveis com a interpretação através do gráfico “tempo x distância”. A seção sísmica é obtida equiparando-se a os sismogramas após serem submetidos a várias correções e processamentos que visam melhorar as feições geológicas estudadas.

Os levantamentos empregando o método da Sísmica de Reflexão são geralmente utilizados para o desenvolvimento de pesquisas de petróleo, mineral, arqueologia e geologia.


Consulte-nos – 2dgeo@2dgeo.com

(11) 3376-6312 / 98116 7979 / 97077 3423